Águas de Pimenta Bueno destaca ações para o período de estiagem

Ações têm o objetivo de minimizar os impactos no abastecimento de água tratada durante o verão amazônico

Com a previsão de poucas chuvas para os próximos meses, a concessionária Águas de Pimenta Bueno realiza investimentos e melhorias para período de estiagem, com o objetivo de amenizar os impactos no abastecimento de água tratada durante o período de poucas chuvas em Rondônia.

Durante o período de estiagem, os níveis dos rios e igarapés baixam, impactando diretamente o abastecimento. Para amenizar e prevenir os transtornos, a concessionária realiza ações preventivas com melhorias no sistema de abastecimento, e monitora diariamente o nível do Rio Pimenta, que abastece a cidade.

Entre as melhorias realizadas foi realizada ampliação da rede de abastecimento, para auxiliar no volume de água que chega às casas. Além disso, a concessionária realizou ainda a setorização com a instalação de registros em pontos estratégicos da cidade, que divide a rede de abastecimento por regiões, com objetivo de facilitar a manutenção e, principalmente, diminuir os impactos causados durante a execução dos serviços de manutenção na rede. Com a setorização ainda é possível controlar e combater vazamentos, e ainda auxilia no mapeamento de pressão na rede.

“Apesar do munícipio não ter histórico de seca do manancial, nós nos preparamos para o período, para o caso de uma seca severa, podermos atender aos moradores. Nossa prioridade é que toda a cidade receba água tratada e possa realizar suas atividades cotidianas normalmente”, ressalta Luciano Vilas Boas, supervisor da Águas de Pimenta Bueno.

Nesta segunda-feira (8), a Águas de Pimenta Bueno lançou a campanha de estiagem para conscientização sobre o uso racional da água: “Seja um craque do consumo consciente”. A campanha busca incentivar a população a consumir água de forma consciente e evitar desperdícios desse bem essencial para todos. “Contamos com a colaboração da comunidade para que façam uso consciente da água, e adotem hábitos que contribuam para o uso sustentável da água, sem desperdícios. Cada um fazendo a sua parte podemos atravessar esse período sem grandes transtornos”, reforçou.

O município de Pimenta Bueno conta com dois reservatórios de água tratada com capacidade de armazenar 2,4 milhões de litros d’água. Desde 2016, quando a concessionária iniciou a operação na cidade, o acesso à água tratada tem avançou de 80% para 98% das famílias.

Estiagem em Rondônia

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prevê que o verão amazônico deste ano deve registrar recordes de seca e calor em Rondônia. Especialistas acreditam que os meses de agosto e setembro serão os mais críticos, com a estiagem atingindo seu ápice em 2024 e resultando em uma baixa significativa nos níveis dos rios.