ESPAÇO ALTERNATIVO: Clube de Astronomia e Ciências de RO convida para ver Eclipse Parcial do Sol

ESPAÇO ALTERNATIVO: Clube de Astronomia e Ciências de RO convida para ver Eclipse Parcial do Sol   Rondoniaovivo.com

observação remota – Eclipse anular do Sol” que será transmitida a partir das 10h30, no horário de Rondônia, pelo Youtube do Observatório Nacional (ON), neste link, em parceria com a NASA e o Time and Date.

 

A transmissão contará com a parceria de astrônomos amadores e profissionais espalhados na faixa de anularidade. O coordenador do CAR e docente da UNIR, professor Ariel Adorno, participará diretamente de Juazeiro do Norte, no Ceará, da live mundial de transmissão do fenômeno.

 

Na capital Porto Velho o fenômeno terá pouco mais de três horas de duração, iniciando volta das 13h43. O ápice será às 15h21, com finalização da visualização por volta das 16h45.

 

Eclipse anular

 

Este fenômeno astronômico ocorre quando a lua passa entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda.

O fenômeno será visível em todo território do Brasil, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. Nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, o eclipse será visível como anular. Nos demais, será parcialmente visível.

 

Neste link, o professor Ariel e outros pesquisadores parceiros do CAR explicam detalhadamente o fenômeno, as orientações e as condições de visualização.

 

Outras informações sobre o fenômeno estão disponíveis no perfil do CAR no Instagram (@clubedeastronomia_).

 

Cuidado na observação

 

Os astrônomos alertam a população que o ideal é fazer a observação com equipamentos e óculos apropriados.

Não se deve olhar diretamente para o sol a olho nu e sem os equipamentos necessários, em hipótese nenhuma, pois poucos segundos de exposição inadequada podem causar danos irreversíveis na visão e até cegueira.

Confira abaixo as orientações do CAR para observação segura.

 

O que é permitido utilizar

Fonte: RONDONIAOVIVO.COM